Contas digitais: Como funcionam?

Os bancos digitais têm ganhado cada vez mais clientes no Brasil, com certeza você já ouviu falar em Nubank, Neon, C6 bank, Inter entre outros. Eles se destacam principalmente por superarem muitas burocracias tão comuns na maioria dos antigos bancos, além de praticarem muitos serviços sem cobrança ou com taxas em geral muito mais baixas.

Estes bancos não trabalham com atendimento presencial e também são chamados de bancos virtuais ou online.
Geralmente, todas as transações podem ser feitas por celular através de seus aplicativos e/ou por computador sem a necessidade de sair de casa, assim você não enfrenta filas, evita aglomerações, além de poupar seu tempo.

Ainda, para completar a abertura de uma conta digital o processo pode ser 100% online, os dados e documentos são coletados digitalmente e até a assinatura é eletrônica.

PRINCIPAIS SERVIÇOS DAS CONTAS DIGITAIS

A praticidade de um banco digital agiliza o atendimento e abrange os principais serviços de um banco tradicional, por exemplo:

  • Conta corrente digital sem tarifa;
  • Pagamentos de contas online;
  • Cartão de crédito, em muitos casos sem anuidade;
  • Diversos tipos de investimentos;
  • Seguros;
  • Consórcios;
  • Empréstimos;
  • Emissão de boletos de cobrança.

Essa modalidade de banco é confiável ?

Quem tem o hábito de utilizar apenas os bancos tradicionais, geralmente pode ter essa dúvida.
No entanto, fique tranquilo! Os bancos digitais usam tecnologia de ponta para garantir a segurança dos dados dos clientes, além disso existe lei para a proteção de seus dados.
Por fim , sempre procure o site oficial da instituição financeira que você deseja e nunca envie suas informações através de links duvidosos.

Você pode se perguntar como sacar dinheiro se o banco digital não tem agência física ?

Os cartões de crédito ou débito são muito mais usados no dia a dia, mas se você precisa de dinheiro em espécie isso não é um problema.

Por vezes, alguns bancos digitais têm parcerias com bancos físicos ou você pode ainda sacar em caixas eletrônicos da Rede 24 horas, além de poder fazer transferências para outros bancos.

Bem como, para fazer depósito em sua própria conta com dinheiro em espécie, a maioria das contas trabalha com a opção de emissão de boleto para depósito.

Dessa forma você emite o boleto no valor que deseja depositar e paga normalmente em agências bancárias.

Pessoas com nome no SPC podem abrir uma conta digital ?

De antemão essa é uma das vantagens que fazem os bancos digitais saírem na frente da maioria dos outros bancos. Frequentemente, as contas digitais não dependem de “nome limpo” para aprovação da abertura.
Porém, lembramos que algumas serviços podem ter restrições como cheques ou cartão de crédito.
Contudo, essa é uma oportunidade para conseguir fazer movimentações bancárias e construir um bom histórico financeiro.

Top